24.1.09

Movimento Almada Pedonal

Esta manhã, uma comitiva do movimento de cidadãos reuniu com o Vereador José Gonçalves, responsável pela Divisão de Trânsito.

As preocupações e reivindicações do movimento foram apresentadas e discutidas com o vereador.
O vereador considerou que existe uma sintonia entre os interesses deste movimento de cidadãos e o executivo da Câmara Municipal de Almada. A crítica à circulação de autocarros da TST por esta zona é mútua e o executivo municipal está a trabalhar com o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) no sentido de retirar as 4 carreiras que ainda circulam por esta zona e instaurar uma nova carreira mini-bus que faria um trajecto circular entre a zona pedonal e Almada Velha. Quanto aos autocarros em claro incumprimento - casos de autocarros que estacionam abusivamente na zona pedonal ou que a atravessam para recolha, o vereador garantiu queos TST já foram avisados e que, se não rectificarem a situação, passarão a ser autuados como qualquer outro veículo que não cumpra as regras da zona pedonal.

Quanto aos acessos especiais, José Gonçalves, salienta que procuram fazer uma redução faseada dos automóveis e das cerca de 1000 autorizações especiais actualmente concedidas pela ECALMA. Para o movimento de cidadãos, esta abordagem coloca um grave problema de segurança na zona pedonal e deixa um precedente difĩcil de mudar no futuro. “Embora o vereador nos tenha garantido que estas autorizações especiais são uma situação temporária, sabemos que, depois de habituadas, as pessoas dificilmente vão abdicar dos seus privilégios adquiridos”, comenta Silvia Hable, moradora do centro de Almada que esteve presente na reunião. O movimento pretende manter a pressão para que se ultrapasse o quanto antes esta situação de transição.

Foram ainda discutidas soluções técnicas e urbanísticas que permitam acomodar um conjunto de situações e necessidades dos moradores e utentes deste espaço. Em jeito de conclusão, Silvia Hable comenta que “a situação actual é altamente perigosa, desvirtua o espaço público e prejudica o comércio local. Por isso, temos que tornar esta zona verdadeiramente pedonal”.

Vários moradores e transeuntes apareceram para ver esta nova iniciativa do movimento de cidadãos, muitos deles expressando o seu apoio. 

Para o futuro está previsto o lançamento de um abaixo-assinado em defesa da zona pedonal.

Sem comentários: