15.4.09

José Franco


José Franco, reconhecido oleiro e ceramista, faleceu ontem aos 89 anos.

José Franco dedicou-se principalmente à arte-sacra, no entanto, a sua obra mais conhecida, popular e acarinhada será a Aldeia Típica de José Franco, no Sobreiro (Mafra).

A construção em miniatura de uma aldeia saloia do início do século XX, onde podem ser apreciadas cenas da vida da época, realizadas por bonecos mecanizados, principalmente movidos a água, bem como, lojas em miniatura que ilustram as mais diversas profissões, muitas delas, hoje em dia, completamente abandonadas.

Utilizando palavras de Jorge Amado, de quem era amigo, diria que partiu o “…artista do barro e da vida …um português que nasceu com o dom misterioso da beleza e a distribui como um bem de todos …”.

A morte é uma transição e o José Franco sente-se no Sobreiro, um local mágico e cheio de encanto onde não me canso de brincar, e acho que era isso que ele mais desejava... que as pessoas se sentissem bem naquele espaço dedicado á imaginação.

Sempre acolheu os visitantes no seu cantinho onde criava no momento uma recordação para levarem. Num desses momentos, tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente, vê-lo trabalhar e sorrir. 

Até sempre.