27.4.09

Marionetas de Delphim Miranda em exposição


O amigo Delphim Miranda vai expor novamente as suas marionetas, desta vez em Casal de Cambra... se andarem por lá visitem...




DELPHIM MIRANDA, é Touro de signo, pois nasceu a 17 de Maio de 1947, ano de boa colheita em Lisboa.

Tendo frequentado o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, que nunca completou, lecciona desde 1971, as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica, no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Depois de Ter experimentado as mais diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Perfomance/Intervenção, é no Teatro que se fixa, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor.

Descobrindo no Ensino, as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializa-se nesta Arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias da sua autoria. Assim, como Contador de Histórias com Marionetas tem percorrido o País de lés a lés, participando também em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. Franceses, espanhóis e alemães, já conheceram o seu trabalho devido a algumas deslocações aos seus países a convite de entidades oficiais. Também visitou grande parte das Bibliotecas Calouste Gulbenkian, até ao desaparecimento do seu serviço de Apoio às Bibliotecas, apresentando os seus espectáculos e ministrando formação a professores e animadores, nas áreas expressivas.

No filme "Requiem", realizado por Alain Tanner, segundo a obra homónima de António Tabucchi, desempenha o papel do pintor copista.

Durante a EXPO 98, intregou o elenco do espectáculo diário "Peregrinação", conduzindo um dos Peregrimóveis.

Para mais informações visitem 
http://delphimmiranda.no.sapo.pt/