11.12.08

Natal para a CEDEMA

Dia 12 fazemos a apresentação de Natal, assim... assim... para as crianças /jovens da CEDEMA no Auditório do CCRAM - Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.


Aqui fica alguma informação sobre a CEDEMA

Apresentação

É uma instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em 16 de Fevereiro de 1982 (escritura publicada no Diário da República de 06/03/1982), com designação de CEDEMA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos e Profundos, designação que manteve até à recente alteração dos Estatutos, passando a designar-se CEDEMA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos.

Adoptou-se a sigla CE-DE-MA, que significa Centros para Deficientes Mentais Adultos, pela necessidade de demarcação de outras instituições congéneres, com designação semelhante.

Foi fundada por um grupo de Pais que, ao ver-se envelhecer, vivia a angústia de deixar os filhos deficientes a familiares que não os desejavam, na rua, ou em locais inadequados, sem as condições mínimas de reabilitação exigidas.

Em resposta aos anseios dos Pais, estabeleceu como primeiro objectivo a criação de um Lar/Centro de Dia, o qual concretizou de parceria com outra instituição, vindo a ser inaugurado pelo primeiro-ministro, em Fevereiro de 1992.

Cerca de 1 a 5% da população é portadora de deficiência mental desde dificuldades ligeiras de aprendizagem à deficiência profunda, associada ou não, a outras deficiências.

Tendo o Estado os meios e os espaços, não tem a vocação, a sensibilidade e a criatividade necessária para os adaptar a esta população tão desfavorecida.

Cabe à sociedade civil e particularmente a estas associações de Pais, familiares, amigos e voluntários, zelar para que a pessoa deficiente mental viva a sua diferença com a dignidade que merece, reabilitando-a, ajudando-a na família envelhecida e/ou doente, na instituição e na comunidade, através de integração efectiva dos utentes e das estruturas residenciais criadas.

Assim, face às reais necessidades da população visada (inconsciente do seu estado, e por conseguinte, silenciosa na reivindicação dos seus direitos), a à quase inexistência de estruturas adequadas, a CEDEMA propõe-se continuar a criar as unidades necessárias para o alojamento temporário, permanente e definitivo da pessoa adulta portadora de deficiência mental, adaptando-as às suas capacidades e desenvolvendo a sua autonomia.

Filosofia

Pluralidade, Polivalência, Inovação, para promoção da Normalidade na Diferença, promoção da mudança de atitudes e de mentalidades.


Objectivos

Promoção do BEM ESTAR e da INCLUSÃO SOCIAL da pessoa adulta portadora de deficiência mental.
Informação e apoio à família.
Sensibilização da população e entidades para a defesa e protecção desta população e sua inclusão social.
Equipamentos de Alojamento (Lares), de Reabilitação e de Ocupação
População Alvo: Pessoas adultas portadoras de deficiência mental