19.10.08

2 Anos a MACAPIcar;-)

Foi há dois anos atrás que um dos meus bichinhos encantados me picou de tal maneira que a macapicar ideias surgiu o M - movimento + A - animação + C - cultural + A - artes + P - para + I - infância = MACAPI.

Foi a vontade de desenvolver trabalho para o público de tenra idade, de aprender em movimento, de estar em movimento, fundir conhecimentos, juntar amigos para desenvolver projectos... foram muitas vontades e a 19 de Outubro de 2006 o primeiro post dava inicio a um sonho que foi ganhando forma com a criação de :

Tobias e As Lendas - Cultrede 2007


Narciso - Teatro de Marionetas (2007)

A comemoração do 1º ano MACAPI na Aldeia do Penedo fez a forma do sonho ganhar bagagem e novas direcções.

O 2º ano (2007/8) foi um ano intenso onde o MACAPI realizou diversos projectos um pouco ao lado da sua ideia original... mas quando se está em movimento arriscam-se novas direcções e nesse sentido criou-se:

Carolina e Os Contos  (2007)  Cultrede 2008

Histórias de Um Palhaço (2007) - Cultrede 2009

Era uma vez... o Palácio de S. Bento - Teatro de Marionetas (2007) - Para as Jornadas Europeias do Património Mundial 

Silêncio que se vai... Contar o Fado - Teatro de Marionetas (2008) Cultrede 2009

Andy & Kimmy - Bonecos para Publicidade Campanha Fanta Ply On

e

Ripi, o Guarda Rios - Teatro de Marionetas (2008) - Para o Projecto Ripidurable (Instituto de Agronomia e Câmara Municipal de Alpiarça)



Em Junho de 2008, o MACAPI tinha um grupo de 5 elementos fixos a colaborar nos seus projectos e apresentou o seu projecto ao CCRAM - Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho solicitando apoio  para melhor desenvolver o seu projecto de Cultura em Movimento. O CRRAM acolheu o MACAPI e cedeu a Casa de Madeira para a instalação da Oficina MACAPI.

Mas nem tudo o que reluz é ouro, e na vida estamos constantemente a aprender grandes lições, mas quando o nosso coração é forte e sabe as origens do seu sonho, tudo se resolve.

Assim... o grupo dos 5 - Isabel Silva, Ana Mendes, Hugo Edgar, Nuno Gonçalves e Joana Cruz... deixou de ser o grupo dos 5.

O MACAPI regressa ás suas origens e é agora constituído, abraçado e movimentado pelas sonhadoras Isabel Silva e Ana Mendes que erguem a vela do barco e o levam a navegar pelos 7 mares, 7 ofícios, 7 sonhos e 7 ventos.

Mantém a sua Oficina na Casa de Madeira agora nomeada Casa das Artes e cria novos sonhos, novas direcções e um novo movimento.

Como não poderia deixar de ser, a comemoração dos 2 anos MACAPI mantém-se unida á celebração da noite de Samhain - O Fim e o Início de um Ano Novo para a Roda do Ano Celta.

Sem grandes festejos, algo bastante simples entre amigos, companheiros da jornada animada, dia 31 de Outubro o MACAPI abre as portas da Oficina e celebra o fim do 2º ano e o inicio do 3º com o nosso já tradicional momento de Esculturas de Abóboras.

Pelos entre...tantos aqui ficam imagens da Oficina de Construção de Marionetas que está a decorrer desde 4 de Outubro e que inicia uma nova temporada de 4 sessões a 8 de Novembro.





O espectáculo Natal... assim, assim... está a meio da sua concepção, podem ver os primeiros registos;-)



... e para finalizar este dia especial, queremos agradecer a todos os amigos que acompanharam o sonho deste projecto, a todas as instituições que acolheram os nossos espectáculos, a todos os que ficam com o nome no ouvido e se lembram de nós com carinho... e um especial agradecimento á Cultideias que ao integrar os nossos espectáculos desde 2007 nos permite correr país e crescer na companhia de tradições e culturas genuínas, e claro, ao CCRAM que nos acolheu e permitiu que doravante tenhamos condições para sonhar com raízes.

Obrigado por nos deixarem sonhar e movimentar estas vontades de arte e cultura em movimento;-)

Até Já;-)