11.3.10

Dia 21... Árvore, Poesia, Marioneta...

Dia 21... Dia da Árvore, Poesia, Marioneta...

Vamos celebrar este dia com o ArteDoTrevo e Caminho do Mago na programação da FeirAlegria (10h30-18h00, FeirAlegria no Jardim da Praça da Alegria)



Caminho do Mago decorrerá pelas 15 horas.

A Marioneta estará em exposição no Jardim para que possam trocar ideias e guardar memórias.

Aqui fica o Programa :

A Árvore do Centenário

O projecto A Árvore do Centenário desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional, tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional, lançando o desafio para a identificação global deste património, acompanhado por uma evocação histórica que deverá ser assinalada pela plantação de árvores a nível nacional.

Programa

10h30, Escola Secundária de Camões

· Plantação de uma Árvore do Centenário

· Exposição evocativa da comemoração do Dia da Árvore

· Música

Abertura do Programa do Dia Mundial da Floresta e da Árvore com a presença de Suas Exas. o Ministro da Presidência e a Ministra da Educação.

10h30-15h00, Percurso das Árvores Centenárias – Peddy Árvore

· Jardim Braancamp Freire / Campo Mártires da Pátria

· Jardim Roque Gameiro / Cais do Sodré

· Largo do Limoeiro / Sé

· Jardim Alfredo Keil/ Praça da Alegria

10h30-18h00, FeirAlegria no Jardim da Praça da Alegria

Artesanato, Ateliers, Música… e outras actividades.

15h00,Caminhada

· Jardim Braancamp Freire – Plantação de uma Árvore do Centenário e Fanfarra Republicana pelos Bombeiros Voluntários Lisbonenses

· Jardim do Torel – Plantação de uma Árvore do Centenário

· Jardim da Praça da Alegria – Plantação de uma Árvore do Centenário e Música pela Banda da Sociedade Musical Gouveense "Pedro Amaral Botto Machado"

17h00, Museu Nacional de História Natural - Jardim Botânico

· Plantação de uma Árvore do Centenário

· Música pela Orquestra da Academia de Música e Dança do Fundão



Núcleo de Marionetas


"Pode-se afirmar que o teatro de títeres, marionetas ou de bonecos surgiu sempre antes do teatro escrito, ou melhor, surgiu antes da própria escrita.

Este género de teatro é um dos instintos mais antigos da espécie humana, teatro tradicional, constitui um verdadeiro drama cósmico, nacional, familiar, individual.

Ao mesmo tempo, a marioneta dispersa e une o povo, canalizando, por assim dizer, o poder das suas paixões no leito das tradições e lendas comuns.

A marioneta carrega-se, a ela própria, de todas essas forças e acaba por deter um imenso poder mágico. Gasta, envelhecida, passando do Teatro para o antiquário, considere-se que a marioneta conserva a sua virtude secreta.

A marioneta soube exprimir aquilo que ninguém teria ousado dizer sem máscara: é heroína dos desejos secretos e dos pensamentos ocultos, é a confissão discreta de si mesmo aos outros e de si a si mesma.

Platão dizia que era em virtude do que há de melhor nos seres que eles são realmente os brinquedos de Deus."


A partir de Abril, o MACAPI, Movimento Animação Cultural Arte Popular Ibérica, vai criar um Núcleo de Marionetas no CCRAM, Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.

Os interessados em fluir no universo das formas animadas poderão inscrever-se na Secretaria do CCRAM a partir de 10 de Março.

Os encontros decorreram a dois sábados por mês das 15h ás 17h, entre 10 de Abril e 24 de Julho. Primeiro na Sala do Sócio do CCRAM e posteriormente na nova sala do Pq de Merendas, passando também pelo Auditório do 1 do Pavilhão.

Terão inicio dia 10 de Abril pelas 15horas.

Este é um ano 0... vamos ver como corre, quem aparece e com que vontade em se deixar levar pelos encantos das marionetas.

Nesta primeira fase vamos experimentar jogos de expressão dramática e familiarização com a manipulação de marionetas, posteriormente vamos criar um personagem e uma apresentação de forma a explorar várias técnicas de construção e manipulação.
Serão explorados também adereços cénicos.

Todas as criações terão por base a reutilização de materiais.

A apresentação de Ano 0, ocorrerá dia 25 de Julho, data em que celebramos novamente o Dia Fora do Tempo através da criação de arte em tempo e tempo em arte.


Informações Núcleo de Marionetas MACAPI / CCRAM 2010

Ano 0

Inicio - 10 de Abril

Fim - 25 de Julho

Orientação: Isabel Silva

Ponto de Encontro: Sala do Sócio CCRAM

Inscrições: Secretaria CCRAM

Contribuições : 20 € por mês - material já incluído

Contactos: producao.macapi@gmail.com
91 469 26 95