18.10.07

1º Aniversário MACAPI


Este mês é uma época muito especial, faz um ano que o bichinho soltou o MACAPI e ele vingou... movendo o movimento... foi seguindo o seu caminho...

Ao projecto inicial que surgiu após a minha participação na co-criação de Hansel & Gretel, surgiu o 'Tobias e As Lendas' que trouxe consigo a Susana Otão - que nos permite uma visão sobre a arte de escrever - a Susana faz a adaptação das lendas a uma linguagem mais comum.

Começou o projecto 'Narciso' que trouxe o Alcides Miranda, a Maria João Costa e o Skyks...

Surgiu também... vinda da Aldeia do Penedo, a Sofia Ferreira... trazendo na bagagem as maravilhosas histórias : 'BabaYaga e Wassilissa' e 'Alfanuí... e que acabou por colaborar em 'Narciso' fazendo manipulação e interpretação, bem como o Marco Correia, que substituiu o Alcides durante o Andanças, um espectáculo autenticamente improvisado do inicio ao fim... mas com um resultado maravilhoso...


Durante as colaborações com a Zoia - Acções Ambientais, a nível de Oficinas, juntou-se a Ana Mendes trazendo num saco um gigantone e noutro uma garra para se mover extraordinariamente...

O 'Tobias e As Lendas' deu origem á 'Carolina e Os Contos' que por sua vez nos lembrou das 'Histórias de Um Palhaço' que conta com a participação de Susana Otão na criação da história, e na manipulação e interpretação Ana Mendes e Isabel Silva (a minha pessoa ;-)

Da parceria com o Chapitõ nasceu um espectáculo muito especial 'Era uma vez o Palácio de S. Bento' e concebido também para uma comemoração especial que decorreu no Refeitório dos Frades no palácio de S. Bento. Este espectáculo trouxe o Hugo Edgar e o Eduardo Costa e deu origem a uma equipa de trabalho muito especial á qual se juntará brevemente Joana Cruz, uma bela fadista...

Sempre ao nosso lado, esteve incansável o Fernando Costa, acompanhado por uma das suas paixões - a fotografia - e que foi registando no album das recordações os nossos momentos.

Com a MacapiZine juntou-se a Aida Monteiro - uma menina muito doce que nos conta belas poesias, o Pedro Melo, outro apaixonado pela fotografia, a Andreia Rechena e as suas maravilhosas ilustrações ZarZanga, o Ceguinho e o Alquimista, que preferem assim ser conhecidos e o Miguel Nuno... um belo pAlmadEnse DeBaixodoBulcão.

Em parceria com várias entidades culturais... Casa Municipal da Juventude /Ponto de Encontro, Câmara Municipal de Almada, Centro Paroquial de Bem Estar Social de Cacilhas, Biblioteca Municipal de Almada,Teatro Extremo, Cultideias, Biblioteca Municipal de Sezimbra, Animateatro, Zoia - Acções Ambientais, Pé de Xumbo, Trancudânia, Lúcia Serralheiro e Organização Festival Internacional de Contos Mágicos, Anime, Chapitô....


... conseguimos divulgar o nosso trabalho, partilhar bons momentos, conhecer novas terras, estar em movimento... que é o que somos... um MOVIMENTO.

Obrigado a todos os que nos acompanharam.... e por todo esse apoio desejamos partilhar o nosso primeiro ano com aquilo a que chamamos 'Festa da Partilha' que decorrerá dia 31 de Outubro na Aldeia do Penedo (Colares).

Apareçam e desfrutem um bom momento.

Divulgação brevemente disponível.

Teatro na Infância



Um projecto que vamos desenvolver em parceria com o Centro Paroquial de Bem estar Social de Cacilhas.

Este projecto corresponde á duração de um ano lectivo e nesta fase pretende acompanhar o programa da escola utilizando outras técnicas de ensino, neste caso através de exercícios de teatro adaptados á faixa etária e fazendo o acompanhamento dos temas trabalhados na sala de aula, bem como épocas festivas.

Com base no trabalho realizado durante as oficinas, serão feitos vários 'espectáculos' de apresentação.

As oficinas de teatro são uma mais valia para o desenvolvimento social da criança, pois é necessário um conhecimento interior e exterior por parte da criança em relação ao meio que a rodeia, e desta forma perder o 'medo' ou timidez, encontrando por sua vez, uma forma de expressar o seu conhecimento.

Os exercícios por si só desenvolvem a auto-estima, e depois o 'dom' de cada criança, quando em sintonia com a sua melhor forma de expressão, é capaz de transmitir uma mensagem visual através de uma 'peça de teatro' - uma representação da mensagem a transmitir.

MACAPI irá desenvolver este projecto com a sala dos 4/5 anos do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Cacilhas.

Recepção á Comunidade Educativa

Um trabalho que desenvolvemos durante os dias 10, 11 e 12 de Outubro no atelier da Biblioteca Municipal de Almada.

Foi um trabalho muito interessante onde, através de jogos de expressão e contacto casual com os livros, as crianças e jovens se identificam de 'alguma forma' com os livros, proporcionando assim a realização dos 'seus livros' e da 'sua história'.

Aqui estão alguns registos: