18.10.07

1º Aniversário MACAPI


Este mês é uma época muito especial, faz um ano que o bichinho soltou o MACAPI e ele vingou... movendo o movimento... foi seguindo o seu caminho...

Ao projecto inicial que surgiu após a minha participação na co-criação de Hansel & Gretel, surgiu o 'Tobias e As Lendas' que trouxe consigo a Susana Otão - que nos permite uma visão sobre a arte de escrever - a Susana faz a adaptação das lendas a uma linguagem mais comum.

Começou o projecto 'Narciso' que trouxe o Alcides Miranda, a Maria João Costa e o Skyks...

Surgiu também... vinda da Aldeia do Penedo, a Sofia Ferreira... trazendo na bagagem as maravilhosas histórias : 'BabaYaga e Wassilissa' e 'Alfanuí... e que acabou por colaborar em 'Narciso' fazendo manipulação e interpretação, bem como o Marco Correia, que substituiu o Alcides durante o Andanças, um espectáculo autenticamente improvisado do inicio ao fim... mas com um resultado maravilhoso...


Durante as colaborações com a Zoia - Acções Ambientais, a nível de Oficinas, juntou-se a Ana Mendes trazendo num saco um gigantone e noutro uma garra para se mover extraordinariamente...

O 'Tobias e As Lendas' deu origem á 'Carolina e Os Contos' que por sua vez nos lembrou das 'Histórias de Um Palhaço' que conta com a participação de Susana Otão na criação da história, e na manipulação e interpretação Ana Mendes e Isabel Silva (a minha pessoa ;-)

Da parceria com o Chapitõ nasceu um espectáculo muito especial 'Era uma vez o Palácio de S. Bento' e concebido também para uma comemoração especial que decorreu no Refeitório dos Frades no palácio de S. Bento. Este espectáculo trouxe o Hugo Edgar e o Eduardo Costa e deu origem a uma equipa de trabalho muito especial á qual se juntará brevemente Joana Cruz, uma bela fadista...

Sempre ao nosso lado, esteve incansável o Fernando Costa, acompanhado por uma das suas paixões - a fotografia - e que foi registando no album das recordações os nossos momentos.

Com a MacapiZine juntou-se a Aida Monteiro - uma menina muito doce que nos conta belas poesias, o Pedro Melo, outro apaixonado pela fotografia, a Andreia Rechena e as suas maravilhosas ilustrações ZarZanga, o Ceguinho e o Alquimista, que preferem assim ser conhecidos e o Miguel Nuno... um belo pAlmadEnse DeBaixodoBulcão.

Em parceria com várias entidades culturais... Casa Municipal da Juventude /Ponto de Encontro, Câmara Municipal de Almada, Centro Paroquial de Bem Estar Social de Cacilhas, Biblioteca Municipal de Almada,Teatro Extremo, Cultideias, Biblioteca Municipal de Sezimbra, Animateatro, Zoia - Acções Ambientais, Pé de Xumbo, Trancudânia, Lúcia Serralheiro e Organização Festival Internacional de Contos Mágicos, Anime, Chapitô....


... conseguimos divulgar o nosso trabalho, partilhar bons momentos, conhecer novas terras, estar em movimento... que é o que somos... um MOVIMENTO.

Obrigado a todos os que nos acompanharam.... e por todo esse apoio desejamos partilhar o nosso primeiro ano com aquilo a que chamamos 'Festa da Partilha' que decorrerá dia 31 de Outubro na Aldeia do Penedo (Colares).

Apareçam e desfrutem um bom momento.

Divulgação brevemente disponível.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu como espectador fico admiradissimo pelo vosso trabalho, eu como futuro animador, digo, considero que este projecto é uma das mais valias pra a minha aprendizagem, só se pode tirar grandes frutos dos contos da interacção que houve com várias pessoas e entidades, as lendas, a maneira como contam, tudo isso é muito bom pra aprender e pra se ver e passar a alguém.
e de facto macapi está mil vezes de parabéns, por levar às pessoas o teatro, as lendas, a alegria.... Tenho dito. Muitos parabéns, muito boa sorte, muita felicidade e muito bom trabalho.