30.3.09

MACAPI parceiro de O Céu dos nossos avós

É com imensa alegria que abraçamos o projecto O céu dos nossos avós sendo parceiros da iniciativa através da nossa arte contadeira e textos que fomos recolhendo ao longo do nosso percurso.

Iremos promover sessões de contos relacionadas com a temática do projecto através das nossas animações. Brevemente anunciaremos as datas e local.

Deixamos aqui informação sobre o projecto.


O céu dos nossos avós

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto O CÉU DOS NOSSOS AVÓS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com astronomia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de astronomia que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou lavradores nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com astronomia.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para geral@museudaciencia.pt

A recolha de textos vai acontecer até ao dia 21 de Junho de 2009. Os textos recolhidos vão sendo publicados nesta mesma página e uma selecção será exposta no Museu durante o ano de 2009 em datas a indicar.

O envio de textos pode ser feito por e-mail para o endereço geral@museudaciencia.pt com a indicação O CÉU DOS NOSSOS AVÓS.

Organização:
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa

Parceiros em Portugal:
Camaleão – Associação Cultural
GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra
PédeXumbo
Instituto de Educação e Cidadania
Núcleo Museológico da Pastorícia do Fundão
MACAPI - Movimento Animação Cultural Arte Popular Ibérica

Parceiros no Brasil:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

THE SKY OF OUR GRANDPARENTS
- Organizing node in South East Asia:
The Confederation of India Amateurs Astronomers