21.1.09

Celebração Zona Pedonal em Almada


CONTINUAMOS A CELEBRAR A ZONA PEDONAL!
PRÓXIMA 6ª FEIRA, 23
16h00, Praça MFA


O que queremos com este movimento de cidadãos?

Nós queremos incentivar uma discussão sobre a responsibilidade dos cidadãos em respeitar a zona, sem ou com polícia a fiscalizar. Em particular, queremos que as pessoas que „têm direito“ a uma autorização especial para os seus veículos se questionam se faz realmente sentido colocar em causa a saúde e o direito dos utentes da zona pedonal para levarem o carro até à sua porta ou portão da escola, ao invés de caminhar algumas dezenas de metros ou usar o transporte público.
Queremos que os carros, que continuam a estacionar em plena zona pedonal, sejam devidamente punidos, de dia ou de noite. Queremos criar um espaço verdadeiramente agradável para tod@s, uma zona pedonal, sem hierarquias nem desrespeito. Defendemos uma zona pedonal para os peões e não para mil e um veículos automóveis com autorizações especiais.

Apelamos à Câmara Municipal de Almada para que leve o plano até ao fim, isto é, implementar a zona sem excepções. Uma zona pedonal tão perigosa como está agora, é melhor não chamar-se zona pedonal.

Apelamos aos orgãos de gestão autárquica, à Autoridade Metropolitana de Transportes e Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres para que promovam e implementem mais transporte público em todo o concelho de Almada, promovendo a sua utilização.

A defesa desta zona pedonal não é apenas uma defesa de um espaço físico de 500 metros. É acima de tudo uma necessidade de futuro largar o carro e retomar a rua!

Informações em 
http://gaia.org.pt/almadapedonal/


Sem comentários: