29.3.10
24.3.10
Árvore do Centenário na FeirAlegria
23.3.10
Wassilissa, Performance Experimental

Estando a querida Sofia por terras mexicanas a apresentação BabaYaga e Wassilissa, aguardam atentamente o seu regresso.
... trata-se da estória de uma iniciação em que “a mulher que sabe” ( a guardiã do fogo criativo), ensina a sabedoria dos ciclos de vida-morte-vida das coisas...

19.3.10
Apeixonados ()

'O livro Apeixonados é um livro da autoria de José Pinheiro com ilustrações de sua filha Catarina Pinheiro, uma magica cumplicidade entre pai e filha.
Apeixonados é um livro-jogo, líquido e compósito, a quatro mãos, que resulta do entrelaço entre os jogos de palavras do pai e dos desenhos da filha, com o objectivo de multiplicar a ternura partilhada e a paixão única pela biodiversidade existente nos rios e nos mares.
Nesta viagem, os leitores - pais, filhos, professores, educadores, alunos, animadores, artistas e outros, no mínimo em pares - são convidados a descobrir e a identificar, em espaços-tempo de diálogo e de ternura partilhada, os seres viventes nos rios, nos mares e nos oceanos.
O carácter inovador da obra, a temática central do livro em torno da água, da preservação e conservação em equilíbrio da natureza, a importância do desenvolvimento da ligação Escola-Família-Comunidade a que se liga a Celebração de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, são factores, que julgamos assaz importantes, para que este livro seja partilhado pela comunidade educativa.'

Aqui fica registo do processo criativo;-)
11.3.10
Dia 21... Árvore, Poesia, Marioneta...

Caminho do Mago decorrerá pelas 15 horas.
Programa
10h30, Escola Secundária de Camões
· Plantação de uma Árvore do Centenário
· Exposição evocativa da comemoração do Dia da Árvore
· Música
Abertura do Programa do Dia Mundial da Floresta e da Árvore com a presença de Suas Exas. o Ministro da Presidência e a Ministra da Educação.
10h30-15h00, Percurso das Árvores Centenárias – Peddy Árvore
· Jardim Braancamp Freire / Campo Mártires da Pátria
· Jardim Roque Gameiro / Cais do Sodré
· Largo do Limoeiro / Sé
· Jardim Alfredo Keil/ Praça da Alegria
10h30-18h00, FeirAlegria no Jardim da Praça da Alegria
Artesanato, Ateliers, Música… e outras actividades.
15h00,Caminhada
· Jardim Braancamp Freire – Plantação de uma Árvore do Centenário e Fanfarra Republicana pelos Bombeiros Voluntários Lisbonenses
· Jardim do Torel – Plantação de uma Árvore do Centenário
· Jardim da Praça da Alegria – Plantação de uma Árvore do Centenário e Música pela Banda da Sociedade Musical Gouveense "Pedro Amaral Botto Machado"
17h00, Museu Nacional de História Natural - Jardim Botânico
· Plantação de uma Árvore do Centenário
· Música pela Orquestra da Academia de Música e Dança do Fundão
Núcleo de Marionetas

"Pode-se afirmar que o teatro de títeres, marionetas ou de bonecos surgiu sempre antes do teatro escrito, ou melhor, surgiu antes da própria escrita.Este género de teatro é um dos instintos mais antigos da espécie humana, teatro tradicional, constitui um verdadeiro drama cósmico, nacional, familiar, individual.Ao mesmo tempo, a marioneta dispersa e une o povo, canalizando, por assim dizer, o poder das suas paixões no leito das tradições e lendas comuns.A marioneta carrega-se, a ela própria, de todas essas forças e acaba por deter um imenso poder mágico. Gasta, envelhecida, passando do Teatro para o antiquário, considere-se que a marioneta conserva a sua virtude secreta.A marioneta soube exprimir aquilo que ninguém teria ousado dizer sem máscara: é heroína dos desejos secretos e dos pensamentos ocultos, é a confissão discreta de si mesmo aos outros e de si a si mesma.Platão dizia que era em virtude do que há de melhor nos seres que eles são realmente os brinquedos de Deus."