23.1.09

Marcha Caracol;-) Almada Pedonal

A Marcha Caracol na zona pedonal de Almada decorreu suavemente e a passo de caracol.




Marcada para as 16 horas de hoje, onde em plena Praça do MFA, pontuais, já os representantes de alguma imprensa nacional se ambientavam e instalavam.

Os cidadãos foram chegando e não tardou a que a concentração do movimento se começa-se a movimentar.

Soube que hoje pela manha houve uma reunião entre o Movimento Almada Pedonal e a Câmara Municipal de Almada que se mostrou sensibilizada para a valorização da Zona Pedonal.

No JR de Almada desta semana, na página 4, encontra-se uma notícia sobre a celebração do dia 16 onde se refere também :

Da parte da Câmara Municipal de Almada, o Vereador da Mobilidade, José Gonçalves, confessa que se sente 'orgulhoso' quando vê movimentos de cidadãos a defender a zona pedoanal, mas lamenta que a celebração tenha terminado com pessoas feridas e detenções. De qualquer forma realça que nesta via central da cidade passavam habitualmente 40 mil veículos por dia e hoje passam 'poucas centenas'. 

'Estamos a implementar uma zona pedonal numa área já consolidada da nossa cidade. Temos de dar tempo ás pessoas e ás instituições para se adaptarem.'

As Celebrações e a Marcha Caracol são acções de sensibilização que promovem essa adaptação.

Houve bastante interesse e motivação por parte dos cidadãos, folhetos distribuídos aos condutores, diversão, troca e expressão de ideias.

Foi justamente num momento de expressão de ideias, quando um cidadão trouxe uma alcatifa - sugerindo uma passagem especial para os carros - e pacotes de farinha para desenhar corpos no chão - porque basta estar distraído a passear na zona pedonal para se ser atropelado - que chegou uma viatura da policia com dois policias que se dirigiram rapidamente ao jovem cidadão que estava a expressar livremente a sua ideia, dizendo que ele não podia por a alcatifa na passagem dos carros, tinha de pôr na zona que o Sr Policia estava a indicar. Como a simpatia do Sr Policia foi tanta, a imprensa e outros cidadão registaram o momento ilustrado por :

- Podem tirar fotografias á vontade!! - dizia o sr Policia.

Ao que eu ainda respondi:

- Ai podemos???? - e cá entre nós e vós... então porque é que na passada Celebração os Srs Policias nos tiraram as máquinas e apagaram tudo, fosse ou não registo da celebração????Ameaçando inclusive nos deter e á máquina??? 

Pois é, pois é... domingo sabe de cór o que vai dizer segunda -feira...

A Marcha seguia suavemente pela zona pedonal a passo de caracol - sem impedir o trânsito na zona pedonal -  quando chegou uma carrinha da policia e vê-mos á volta de 8 policias  de capacete, cara tapada e um furor expresso nos movimentos e na bruta correria com que nos abordaram - cidadãos da Marcha Caracol - chegando a ameaçar caso não deixássemos os carros passar.

Na Celebração de dia 16 levei os meus dois filhos, desta vez optei por levar só o David - de 6 anos-  e a reacção dele ao ver os policias de capacete foi, mais uma vez - ficar de boca aberta.

Da parte do Movimento Almada Pedonal não houve carapaça de caracol mas a Policia trouxe a sua carapaça = capacete e cara escondida.

A Marcha seguiu tranquilamente, escoltada pelos Polícias que de certa forma foram caracóis como nós,  pois fizeram parte do percurso na fila caracol.

Se fazemos uma acção pacífica de sensibilização, porque vêem eles de capacete e cara tapada?? O que queriam??? Se houve reunião com a Câmara, se tudo está tranquilo para que os cidadãos se manifestem, porquê esta reacção da parte dos Policias de Segurança Pública?

Não se pretende um braço de força com a policia, pretende-se sim uma zona pedonal onde se possa circular e conviver.

O macapi vai acompanhar o Movimento Almada Pedonal e esperemos que tudo siga o seu caminho pacificamente.
Esperemos que quem tem acesso especial á zona pedonal respeite os peões que circulam e seja consciente ao circular na zona pedonal. 

Mais informações em : http://gaia.org.pt/almadapedonal

O povo português tem muitos ditados populares:

Casa roubada, trancas á porta. - é um que se ouve regularmente.