17.1.09

Zona Pedonal de Almada

Recebi um mail com informações sobre a iniciativa realizada ontem - onde participei e postei aqui mesmo sobre o acontecido - mas ao que parece aconteceu ainda mais. 

Aqui fica o texto que recebi:


Peões agredidos e detidos pela polícia na Zona Pedonal de Almada

Direitos dos peões atropelados pelos automóveis

Esta 6ª feira, desde as 16h00, decorreu uma celebração da Zona Pedonal de Almada. Esta iniciativa, organizada por um movimento de cidadãos, visava reclamar o espaço de uma zona pedonal que é diariamente atravessada por centenas de automóveis. Passadas duas horas de celebração, a polícia carregou sobre os peões para permitir a passagem dos automobilistas pela zona pedonal. 2 pessoas foram detidas e 3 foram hospitalizadas.

Durante 2 horas, os cidadãos puderam celebrar pacificamente a zona pedonal. Houve percussão, jogos tradicionais e lanche oferecido a todos os peões da zona. Centenas de transeuntes passaram pela zona, manifestando o seu apoio e juntando-se à celebração.

Foi quando a percussão voltou a tocar, que a polícia interviu para abrir espaço para os automobilistas, empurrando idosos no chão e uma pessoa com um bébe no colo. Para a jovem mãe e cidadã do movimento,Silvia Hable,, “estes acontecimentos mostram quem manda na zona pedonal. Centenas de automóveis circulam por esta zona todos os dias, com ou sem autorizações especiais e sempre em excesso de velocidade. Quando nós, peões, decidimos finalmente usufruir de um espaço a que temos direito, somos corridos à bastonada pela polícia.”

A intervenção resultou em 3 feridos e 2 detenções. Os feridos foram transportados para o hospital, um deles com um traumastismo craniano e uma senhora continua internada até agora.

Os cidadãos ficaram chocados pelos acontecimentos de hoje no Centro da Almada. O movimento cívico vai continuar as suas celebrações já na próxima semana.



Para mais informações:

almadapedonal@gaia.org.pt / 21276532


Nesta imagem estou eu e os meus filhos - David e Joana - crianças da cidade de Almada.